OiOiOi: a tv aberta mudou pra sempre?

Reconheço que tudo que escrevo aqui é sobre a realidade da tv paga (a oferta é tanta que decidi me concentrar somente nela). Mas isso foi antes de Avenida Brasil, novela global e com ritmo de série ir pro ar.

Alguma coisa mudou depois dessa novela. A máxima de que a “dona de casa” não acompanha um ritmo de novela muito rápida morreu. As chamadas cenas de “fritar ovo” – repetições e flashbacks que permitem dar um pulinho na cozinha para preparar um ovo sem perder o fio da narrativa – quase não existiram em Av.Brasil. Prova de que uma história bem escrita, um elenco em sintonia e uma direção menos convencional agradam não só a dona de casa, mas todo mundo que não dava mais a mínima pro horário.

woody-congelado

 

Isso só foi possível porque Avenida Brasil foi além de vilões e mocinhos. Ali estava a ascensão social da classe C, o Divino, em conflito com a classe A da zona Sul carioca (mais corrupta? menos sensível?). Um confronto entre valores econômicos e morais envolvendo personagens cativantes. É por isso que muitos não conseguem seguir em frente e rejeitam sua substituta no horário.

Novelas globais são sempre feitas para influenciar, para gerar modas e bordões, mas nenhuma espera ser o assunto mais comentado no Twitter. Avenida Brasil está para as novelas assim como Lost está para as séries de TV. Ambas modificaram a maneira como vemos e como gostamos de assistir televisão. De preferência pelas redes sociais. Isso é, sim, revolucionário.

Anúncios