Como será o final de Breaking Bad

Não é um spoiler. São palpites enquanto sexta-feira AGOSTO não vem. Vamos voltar ao piloto de Breaking Bad. Todas as respostas estão nele. Breaking Bad sempre começa com um teaser de episódio ou de temporada. É uma regra. O garoto na motocicleta. O olho do ursinho de pelúcia na piscina. Walt de cuecas no meio do deserto.

teasers de breaking bad

O resultado é, literalmente, uma desorientação do espectador, que não se torna refém de uma lógica pré-determinada. Já sabemos, portanto, que Walter não vai terminar bem. Está lá, na primeira parte da última temporada.

breaking bad última temporada

O que está lá também é o bacon arranjado como seus anos de vida. Já vimos Skyler arrumar o bacon de acordo com a idade do marido. Quando a última temporada começou, vimos Walt fazer isso sozinho. E este será o seu fim. Alguns podem pensar: “ótimo”. Não para Walt. Tudo que ele sempre quis na vida foi ser reconhecido. Sempre está na série a constante lembrança de que Walt foi um gênio na faculdade e que por muito pouco não foi um sucesso. É uma informação que jamais pode ser ignorada e que será fundamental para a compreensão da galopante e complexa motivação de Walt para o crime. White ainda quer ser reconhecido como Heisenberg, o gênio da metaanfetamina.

Sobre a última cena da primeira parte da última temporada, uma pista diz tudo: Walter deixou propositalmente exposta no banheiro a cópia assinada de Leaves of Grass, do grande poeta da Revolução americana, Walt Whitman. O poeta, até onde sei, passou os últimos anos da sua vida na pobreza. Seria esse o fim do outro Walt? No fundo ele quer que as pessoas pensem”Nossa, quer dizer que aquele professor de química com câncer é um gênio do crime?”  O castigo final para Walter? O desprezo, a falta de reconhecimento – o nada.

Anúncios