Emmy 2014: A herança de Breaking Bad

Breaking Bad deixa muito evidente para o mundo que é possível fazer algo original, ser reconhecido por isso e causar impacto cultural não só no mercado, mas na cabeça de muita gente criativa.

 

aaron paul emmy 2014

Dificilmente vemos últimas temporadas de séries de TV ganhando prêmios.

O que acontece com outras séries (isso os fãs de Dexter e Homeland sabem bem) é um super buzz no começo, uma acelerada na segunda temporada e um declínio a partir do terceiro ano, quando a história começa a mostrar-se frágil demais para ser esticada.

A estrutura narrativa de Breaking Bad, por outro lado, foi desenhada segundo a máxima do cinema de que o último ato e o clímax devem ser a experiência mais satisfatória de todas.

tumblr_ms04ieNEoe1qkwe6ao1_500

Breaking Bad também foi a série que mais inovou na utilização de recursos que até então só eram reconhecidos no cinema – o “mostrar, não falar”, mantra dos roteiristas, sempre foi algo que historicamente não funcionava na televisão, por exemplo.

Só que Breaking Bad não limitou-se ao compromisso de contar visualmente sua história e foi muito além.

Cada episódio seu foi discutido exaustivamente e contribuiu para reforçar o repertório da audiência com informações novas – foi por conta desta série que muitas pessoas descobriram o que era um ângulo ampliado com lente de olho de peixe, por exemplo.

Assim como nenhum outra série de tv, Breaking Bad também rompeu com o clichê do anti-herói que vira bandido para defender um bem maior. Todas as justificativas que levaram Walter White para o mundo do crime foram removidas uma a uma.

walter white venceu

O câncer? Regrediu.

O dinheiro? Já tinha.

Um passado sofrido para justificar as atuais circunstâncias? Nunca soubemos.

Walt sempre foi um homem movido pelo livre-arbítrio.

Sou muito grata por essa história e por todas as suas escolhas. Elas proporcionaram a experiência mais gratificante e significativa de todas que eu já tive em relação à tv.

 

* Breaking Bad levou quase todos os Emmys para os quais foi indicado em 2014, incluindo Melhor Série, Melhor Roteiro, Melhor Ator Principal, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante.

Anúncios