O último episódio de Boardwalk Empire

Boardwalk Empire literalmente desnudou seu protagonista no último episódio da série. Nucky Thompson, o rei de uma era, o senhor da máfia, entra nu no mar de Atlantic City. É uma metáfora linda.

nucky entrando no mar

RESSALVA DE LEVE

Mas antes de elogiar a temporada final, que foi sobretudo grandiosa, é preciso reconhecer algumas falhas nessas cinco temporadas de Boardwalk Empire.  Começando pelo arco de alguns personagens importantes – caso de Nelson Van Alden. Mesmo sem função na narrativa, ele continuou circulando feito alma penada.Outros, como Jimmy Darmody, deixaram a série cedo demais.

p37

Também vimos Richard virar babá e segurança de bordel. Vimos Nelson sofrer bullying. Vimos Al Capone chorar e me perguntei, diversas vezes: É NOVELA ISSO? Essas escolhas, juntamente com a inserção de muitas histórias masculinas podem ter limitado o apelo e a audiência da série para um público maior.

Fora isso, Boardwalk Empire fez um trabalho histórico brilhante ao retratar a cultura americana no período da Lei Seca e não há dúvidas de que vai deixar muita saudade.

O ÚLTIMO EPISÓDIO (alerta de spoiler)

Apresentar um final que agrade todo mundo é algo impossível. Alguns são compreendidos no exato momento em que são apresentados, já outros precisam ser digeridos e apreciados com o tempo, caso de Sopranos.

O último episódio de Boardwalk Empire encaixa-se na primeira opção. Não houve cilada aqui e nem intenção de criar polêmica. Nucky foi baleado por Tommy Darmody, filho de Jimmy e neto de Gillian, por seus pecados contra a família de Tommy. Nenhuma ambigüidade sobre isso. Tudo no calçadão que ele ajudou a construir.

COMPARANDO FINAIS

final de Breaking Bad, série contemporânea de Boardwalk, deu a Walter White a graça de morrer em seus próprios termos – metralhando os neo-nazis, salvando seu protegido e deixando algum dinheiro para sua família.

Boardwalk Empire não dá essa chance para Nucky. Tudo bem, ele libertou o irmão, deixou uma grana pra família, abriu mão do poder, mas foi incapaz de oferecer algo mais do que dinheiro para essas pessoas.

Seu assassino também não foi um inimigo, ou um mafioso misterioso, mas Tommy Darmody – cuja avó (Gillian) ele vendeu para um velho tarado, cujo pai (Jimmy Darmody) ele assassinou, cujo pai adotivo (Richard Harrow), morreu fatalmente numa das inúmeras guerras de Nucky.

ARCO DA ÚLTIMA TEMPORADA

Marc Pickering (Nucky jovem) conseguiu capturar maneirismos de Buscemi sem ficar caricato.

Marc Pickering (Nucky jovem) conseguiu capturar maneirismos de Buscemi sem ficar caricato.

Os flashbacks retratando as escolhas de Nucky na juventude desenharam o arco da temporada final e reforçaram que esta não era a história de Capone ou Luciano. Sempre foi sobre Nucky.

As sequências sobre seu passado não tentaram nos convencer que o protagonista era um bom homem preso em uma vida difícil. O que ficou bem claro  é que Nucky foi para a família Darmody, de certa forma, o que seu próprio pai foi para a família Thompson: o motor principal da tragédia.

nucky e gillian

FRIEZA EVIDENTE – Ao visitar Gillian (que teve seus órgãos removidos no hospício) Nucky lança: “Eu não sou alguém que você deve olhar para pedir ajuda”.                                                 

Eu gostei das simbologias usadas no final. Especialmente da abertura, que acenou para o conflito interno e o destino do protagonista. Se na primeira cena vimos Nucky no presente mergulhando no mar de Atlantic City, na última vimos o Nucky, jovem e desfavorecido, mergulhando em busca de uma moeda.

nucky thompson jovem

CUT TO BLACK – A série acaba antes que o jovem Nucky alcance a superfície.

A resposta para o título poderia ser Luciano, mas acho que existe alguma esperança para o irmão de Nucky.

TKS, HBO!

Anúncios